PARA ONDE VAI NOSSO LIXO – SEMANA DO MEIO AMBIENTE

De 31/05 a 04/06, na EEEP Maria Dolores, aconteceu a Semana do Meio Ambiente. Ao longo da semana, durante o intervalo do almoço, os alunos apresentaram seminários, participaram de palestras e aulas de campo, bem como compartilharam suas experiências com a comunidade.


Aula de campo com os Monitores do Meio Ambiente:
Dentro do projeto “Análise do destino do lixo e impactos ao meio ambiente em Horizonte”, os professores Andréa Assunção(Biologia), Lucivânia Nascimento(Química), Rafaela Vieira(Biologia) e Ueric Bandeira(Química) levaram os monitores do projeto para uma visita ao Aterro Sanitário de Horizonte/CE. Lá nossos alunos puderam conferir a triagem que é realizada com o que jogamos fora, com o que as fábricas jogam fora e o destino lixo do que não serve para ser reaproveitado.



Reciclando nosso lixo:
Ainda, os monitores no mês de maio, começaram a produzir papel reciclado, com o auxílio da Máquina de Reciclagem de Papel, para uso da escola. Criaram a “Caixa da Reciclagem” e distribuíram em cada uma das salas, solicitando aos alunos que cultivassem a cultura de utilizá-la. Além disso, nossos monitores estão contando com a ajuda dos Professores Andesson(História) e Wellington(Artes), que estão orientando-os como trabalhar com garrafas pet.

SEMACE na Escola Profissional:
No dia 01/06, nossa escola recebeu a visita da Sra. Eulália Aragão, técnica da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental da SEMACE, que ministrou uma palestra abordando assuntos como a Coleta seletiva do lixo, Cuidados com o consumo excessivo, A importância da reciclagem, Degradações da Natureza, Alterações Climáticas, Desequilíbrio Ambiental, Destruição da vegetação, dentre outros. A palestra encerrou com a apresentação da peça “Alice no país da Ecologia” encenada pelos próprios alunos da escola.

Compartilhando saberes com a comunidade:
No dia 02/06, os monitores do projeto distribuíram mudas de plantas frutíferas e medicinais, adquiridas através da Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Horizonte. O momento aconteceu na Praça da Igreja Matriz, onde além de entregar as mudas aos que por ali transitavam, os monitores conversaram com as pessoas sobre a importância da preservação/manutenção do nosso meio ambiente.


Para encerrar nossa semana do meio ambiente, no ultimo 04/06, recebemos a visita do ex-deputado, atualmente vereador da Câmara de Fortaleza e Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará, o Sr. João Alfredo, que veio ministrar uma palestra sobre Direito Ambiental, Luta Social e Ecossocialismo, aproveitando a oportunidade para apresentar seu livro, produzido exclusivamente com papel reciclável.


Ainda tivemos nosso “Recicle Fashion”, um desfile de roupas produzidas pelos próprios alunos, reaproveitando materiais como sacolas plásticas, sacos de nylon, garrafas PET, latinhas, jornal/revistas, papelão, dentre outros.







Com certeza a comunidade escolar tirou grandes aprendizados ao longo da semana que passou, lembrando que as ações do Projeto “Para onde vai o nosso Lixo” não param por aqui. Aguardem!

5 comentários:

Anônimo disse...

essa palestra foi muito legal

Anônimo disse...

eu aluna da escola maria dolores alcantara gostaria que houvese mais participaçoes como essa para que os jovens aprendece a cuidar do nosso meio ambiente.........

Anônimo disse...

Muito interessante, pois os alunos poderam se conscientizar e conscientizar a comunidade a respoeito do lixo em Horizonte...

Anônimo disse...

Pena que nem todos os alunos poderam ter uma participação no progeto...
mas valeu a pena.

Anônimo disse...

o terceiro ano esta de parabens pelo bom desempenho na escola.