Dia Mundial de Combate a AIDS

Transformar o dia 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids.

O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids.

Pensando nisso, Grêmio e o professor Jean Carlos promoveram um momento para que a data fosse lembrada e refletida por todos os alunos e convidaram enfermeira Geovanna Maria Sales Monteiro, Diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Horizonte/CE, que prontamente nos atendeu e nos presenteou com uma bela palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, enfocando o assunto no combate à AIDS.

Nenhum comentário: